Há algumas semanas, vi um tweet perguntando: "Se o Linux é tão bom, por que mais pessoas não o usam?" E é uma pergunta justa! Intuitivamente, isso faz sentido até que você pare para refletir um momento. O Linux é até gratuito, então o que está impedindo a adoção em massa, se ele realmente é melhor? Minha resposta:
Se exercitar é tão saudável, por que mais pessoas não fazem isso? Se ler é tão educativo, por que mais pessoas não fazem isso?
Se a comida processada é tão ruim para você, por que tantas pessoas a consomem?
O mundo está cheio de convites gratuitos para a autoaperfeiçoamento que são ignorados pela maioria das pessoas na maior parte do tempo. Colocando de forma nua e crua, é mais fácil ser obeso e ignorante em um mundo de calorias vazias e baratas do que ser saudável e informado. É difícil resistir à tentação de um esforço mínimo.
E o Linux não é um esforço mínimo. É um sistema operacional que exige mais de você do que as ofertas comerciais da Microsoft e da Apple. Assim, ele serve como um dojo para entender melhor os computadores. Com um sensei que continua exigindo que você resolva problemas por conta própria para aprender e evoluir.
Agora, eu entendo totalmente por que a maioria dos usuários de computador não está interessada em um treino intelectual quando tudo o que querem fazer é navegar na web ou usar um aplicativo. Eles não estão procurando se tornar um faixa-preta nos fundamentos da computação.
Mas os programadores são diferentes. Ou deveriam ser diferentes. Eles são como bombeiros. Estar em forma não é o propósito do combate a incêndios, mas uma pré-requisito. Você é um melhor bombeiro quando tem a resistência e a força para carregar pessoas para fora de um prédio em chamas em seus ombros do que se não tiver. Portanto, a maioria dos bombeiros trabalha para estar em forma a fim de cumprir essa missão.
É por isso que eu adoraria ver mais desenvolvedores darem uma segunda olhada no Linux. Para que possam desenvolver uma melhor proficiência nos katas básicos da internet. Para que não tenham medo de conectar um computador à internet sem a proteção de uma nuvem.
Além disso, se você consegue descobrir como configurar um pipeline moderno de build para JavaScript ou até mesmo configurar corretamente o IAM para o AWS, você já tem toda a resistência necessária para a jornada Linux. Pense em dar uma nova chance. Não porque seja fácil, mas porque vale a pena.
Este é uma tradução em portugues do artigo originalmente escrito pelo DHH “Why don't more people use Linux?“